sábado, 4 de setembro de 2010

Biodiversidade

    Você compartilha o planeta com treze milhões de espécies vivas distintas, entre elas, se incluem plantas, animais, bactérias, das quais somente 1,75 milhões possuem um nome e já estão classificadas; a maior parte, ainda desconhecida. Esta riqueza natural incrível é um tesouro de incalculável valor, que forma a base fundamental de sua qualidade de vida. Os sistemas e processos que esses milhões de organismos proporcionam de forma coletiva, produzem seu alimento, sua água e o ar que você respira: ¾ elementos fundamentais da vida.


 AIB - A Assembléia Geral das Nações Unidas declarou o ano de 2010 como Ano Internacional da Biodiversidade, com o propósito de aumentar a consciência sobre a importância da preservação da biodiversidade em todo o mundo.
Os objetivos do Ano Internacional da Biodiversidade 2010 são os seguintes:
  • Aumentar a consciência pública sobre a importância de salvaguardar a biodiversidade para a continuidade da vida na Terra, identificando e combatendo as ameaças subjacentes.
  • Aumentar a consciência sobre a importância dos esforços já empreendidos por governos e comunidades para salvar a biodiversidade, promovendo a participação de todos.
  • Incentivar os povos, organizações e governos a tomarem medidas imediatas necessárias à defesa da perda da biodiversidade.
  •  Promover soluções inovadoras para reduzir as ameaças que se abatem sobre a biodiversidade.
  •  Estabelecer um diálogo entre os participantes sobre as medidas a serem adotadas após o ano de 2010, garantindo a continuidade segura programas desenvolvidos.
A biodiversidade é a vida; sua vida é a biodiversidade e a biodiversidade é você.
            Fonte:http://www.peaunesco.com.br

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Sustentabilidade

     Desenvolvimento Sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. 
Para alcançar o desenvolvimento sustentável, é necessário  planejamento e o reconhecimento de que os recursos naturais são finitos.
  A consciência ambiental e a conservação da natureza devem ser exercitadas também pela sociedade. Ao fazer nossa parte em casa, no trabalho e mobilizando as pessoas que nos são próximas, estamos colaborando para um planeta mais saudável.
Veja o que você pode fazer:
Papel:
 A cada 28 toneladas de papel reciclado evita-se o corte de 1 hectare de floresta (1 tonelada evita o corte de 30 ou mais árvores).
Plásticos:
 Todos os plásticos são derivados do petróleo, um recurso natural não renovável e altamente poluente
 A reciclagem do plástico economiza até 90% de energia e gera mão-de-obra pela implantação de pequenas e médias indústrias;
Banho:
Ao ensaboar-se, feche as torneiras. Não deixe a torneira aberta enquanto ensaboa as mãos, escova os dentes ou faz a barba. Evite banhos demorados. Reduzindo 1 minuto do seu banho você pode economizar de 3 a 6 litros de água. Imagine numa cidade onde vivem aproximadamente 2 milhões de habitantes. Poderíamos ter uma economia de, no mínimo, 6 milhões de litros.
Trafico de animais:
• Conheça a Lei de Crimes Ambientais.
• Não compre animais silvestres.
• Não compre objetos e bijuterias com penas de animais.
• Denuncie tráfico de animais silvestre à Linha Verde do Ibama – 0800618080
Consumo responsável:
• Dê preferência a produtos de madeira com o selo FSC( selo verde). Esta é a garantia de que a madeira foi retirada corretamente. O desmatamento é o principal responsável por nossas emissões de gases causadores do efeito estufa. Ao comprarmos produtos sustentáveis, diminuem os incentivos para desmatar a floresta.
• Consuma alimentos da estação e dê preferência aos orgânicos, que não utilizam agrotóxicos.
• Evite pegar sacolas plásticas desnecessariamente.
Essas são algumas dicas pra você contribuir com o desenvolvimento sustentável. Fonte:Idec.org.br